O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é aguardado em Luanda, para uma visita de Estado de três dias ao país, durante a qual está prevista a assinatura de vários instrumentos jurídicos dos quais sete estão já prontos e outros 12 a ser ultimados ou ainda em fase de negociação.
A informação foi prestada pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, em declarações à agência Lusa, sublinhando que a visita "é reflexo da elevada prioridade que o Governo brasileiro atribui à relação com o continente africano de forma geral, e com Angola em particular".
"O universo de acordos em tramitação é de 19, dos quais sete estão prontos e outros em negociação, porque precisam de amadurecer mais", disse Rafael Vidal, salientando que há a perspetiva de serem incluídos na visita presidencial.
O diplomata brasileiro destacou, entre as áreas em que o Brasil pode fazer a diferença em Angola e em África, a produção agrícola e a "revolução verde" através da irrigação que se pretende desenvolver na província do Cunene, replicando o que foi feito no Vale de São Francisco.
"Estamos a trabalhar forte com Angola nesse sentido e o Presidente deve, no fórum económico que vai acontecer no dia 25 fazer o acto simbólico de lançamento deste programa", revelou o diplomata à Lusa.
Outro eixo relevante é o da saúde, com acordos na área da cooperação direcionados para o tratamento do VIH e combate à lepra, bem como segurança alimentar.
O Presidente brasileiro participou na 15ª Cimeira dos BRICS, formado pelo Brasil, Índia e África do Sul, que decorreu entre 22 e 24 de Agosto, em Joanesburgo.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












