IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Procura de petróleo vai aumentar este ano para 104,4 milhões de barris/dia - OPEP

Victória Maviluka
13/2/2024
1
2
Foto:
DR

Organização dos Países Exportadores de Petróleo lembra que os níveis de consumo pré-pandemia da Covid-19 já foram ultrapassados em 2022.

A procura de petróleo, este ano, vai aumentar 2,2%, para 104,4 milhões de barris por dia, em consequência do crescimento económico robusto esperado para 2024, estima a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, divulgado nesta terça-feira, 13, a instituição adianta que, no decurso do próximo ano, a tendência de crescimento deverá manter-se, com "um saudável" aumento de mais 1,7% e um volume total de consumo de 106,6 milhões de barris/dia.

Segundo a agência Lusa, entre os factores que impulsionarão o crescimento da procura do petróleo, os experts da OPEP apontam para a China, prevendo que o gigante asiático observe, este ano, um consumo na ordem de quase 17 milhões de barris/dia. 

Contas feitas, a segunda maior economia mundial ficará com um consumo acima de todos os países industrializados do continente europeu juntos.

Se se juntar a previsão de consumo chinês ao da Índia, país onde a procura pelo produto crescerá mais proporcionalmente, os dois colossos asiáticos ‘ficarão’ com 22,4 milhões de barris dia, acima significativamente da maior economia mundial, os Estados Unidos.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo observa que os níveis de consumo pré-Covid-19 já foram ultrapassados em 2022, o que provocou um colapso da procura, e que, em 2023, houve outra forte recuperação, quando abrandaram as restrições que a China tinha mantido para conter a pandemia.