IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Produção de rubi em Moçambique cresce 10% no 2º trimestre

Sebastião Garricha
22/8/2024
1
2
Foto:
DR

No princípio do ano, a produção caiu 55% em relação ao ano anterior, totalizando apenas 252.600 quilates, devido a problemas operacionais na maior mina de rubi do país, a Montepuez Rubi Mining (MRM).

A produção de rubi em Moçambique cresceu 10% no segundo trimestre de 2024, atingindo um total de mais de 1,6 milhão de quilates nos primeiros seis meses do ano. 

Os dados de execução orçamental do Ministério da Economia e Finanças (MEF) indicam que o desempenho supera as previsões anuais e marca uma recuperação significativa após a queda acentuada registada no primeiro trimestre.

No princípio do ano, a produção caiu 55% em relação ao ano anterior, totalizando apenas 252.600 quilates, devido a problemas operacionais na maior mina de rubi do país, a Montepuez Rubi Mining (MRM), segundo a Lusa.

O relatório semestral do MEF destaca o papel crucial da SLR Mining, que no segundo trimestre assumiu a liderança na produção de rubi, respondendo por mais de 70% do total produzido em Moçambique. 

“Este crescimento foi fundamental para garantir que, até Junho, a produção já tivesse atingido 53% da meta anual estabelecida pelo governo, que é de 3,1 milhões de quilates”, lê-se.

Por outro lado, o valor das exportações de rubi caiu significativamente no primeiro trimestre de 2024, recuando 80% e gerando apenas 345,4 milhões de meticais, segundo dados do banco central. 

De acordo com a imprensa local, a quebra deveu-se, em grande parte, aos 'baixos níveis de produção' resultantes de avarias nos equipamentos de produção e instabilidade militar no norte do país, particularmente em Cabo Delgado, onde se encontra a mina da MRM.

Historicamente, a produção de rubi em Moçambique tem enfrentado variações significativas. Em 2023, a produção geral caiu para 2,7 milhões de quilates, em comparação com 4,2 milhões de quilates em 2022 e 5 milhões de quilates em 2021.

Desde que a MRM iniciou a sua actividade em 2012, a exploração de rubi em Cabo Delgado gerou quase 70,1 mil milhões de meticais, de acordo com dados divulgados em Abril pela Gemfields, que detém 75 por cento da MRM. 

Citado pelo Diário Económico, o relatório 'Factor G para Recursos Naturais' indica que a MRM terá registado receitas totais de 11,2 mil milhões de meticais até 2023.

Ao longo dos anos, a MRM acumulou receitas de mais de 78,2 mil milhões de meticais, com uma contribuição significativa para o Estado, ao qual pagou 19 mil milhões de meticais em impostos e royalties desde 2012. 

Ouro cresce 19% no primeiro semestre

À semelhança do rubi, a produção de ouro em Moçambique aumentou 19% no primeiro semestre de 2024, atingindo 917 quilos, contra os 769 registados em igual período de 2023, segundo o relatório do Ministério da Economia e Finanças (MEF).

Citado pela Lusa, o documento diz que o crescimento corresponde a 58% da meta anual de 1583 toneladas de ouro para 2024. 

Segundo a imprensa local, a produção de ouro no primeiro semestre do ano representa cerca de 4,6 mil milhões de meticais, tendo em conta o preço de cada quilograma do 'precioso' recurso no mercado internacional.

O relatório do MEF aponta que o crescimento esperado para 2024 é de 3% em relação às previsões para 2023, atribuído a um maior controlo da mineração artesanal e ao desempenho positivo das empresas de produção.