Recepcionado esta semana pela Economia & Mercado, o documento expedito pela Fundação Cuerama informa que o projecto está a ser implementado para combater o isolamento total da Aldeia Cuerama, localizada no município da Quibala, província do Cuanza Sul, facilitando o acesso a energia elétrica por painéis solares e cobertura de sinal de Internet.
Para o efeito, refere o comunicado, foram criadas determinadas condições como a instalação da tecnologia digital na biblioteca e no centro de formação. Os meios, lê-se, vão ajudar na formação de competências que permitirão uma maior e melhor capacitação presencial e a distância de professores, pais e encarregados de educação, bem como alunos de diferentes idades.
Segundo o presidente da Deloitte, José Barata, o projecto "À distância de um click" venceu o programa de responsabilidade social da Deloitte, denominado “Pact Fund 2020”, cuja a missão é financiar projectos sociais nas áreas de formação, capacitação, empregabilidade e empreendedorismo.
Por sua vez, ao proferir o discurso de abertura, o secretário de Estado para o Ensino Pré-escolar e Primário, que a iniciativa visa combater a problemática de crianças em idade escolar fora do sistema de educação e ensino.
No entender de Pacheco Francisco, o projecto devia ser replicada a nível nacional. “A inauguração da Biblioteca e do Centro de Formação será uma mais valia para formação e desempenho dos alunos, o que contribui para a capacitação de verdadeiros cidadãos capazes de desenvolver o país”, disse.
O evento que marcou o lançamento do projecto foi testemunhado pelo secretário de Estado para o Ensino para o Ensino Pré-escolar e Geral, a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO (CNU-Angola) e da Deloitte Angola.
Para este ano, informa o comunicado, a Aldeia Cuerama vai contar um posto médico, casa dos voluntários, um furo de água e o forno para o fabrico de pão.
Com sede em Luanda, a Fundação Cuerama é uma organização sem fins lucrativos que visa a promoção, desenvolvimento e apoio de iniciativas de natureza social e cultural. Actua com comunidades vulneráveis de pobreza extrema em Angola e os eixos estratégicos de actuação são a Educação, Saúde e Empreendedorismo Social.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)