IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Promoções no sector bancário: Sindicato admite dificuldade em actuar

Adnardo Barros
25/9/2025
1
2
Foto:
Isidoro Suka

"A base para qualquer fiscalização são os acordos colectivos firmados entre o sindicato e os bancos. No entanto, há bancos que não têm os planos de carreiras bem definidos"-SNEBA

O presidente do Sindicato Nacional dos Empregados em Bancários  de Angola (SNEBA), Filipe Makengo, admitiu que a entidade encontra sérias dificuldades para monitorizar os processos de promoção e progressão profissional numa parcela do sector bancário.

Em declarações à Economia & Mercado, a razão principal é a ausência de instrumentos de acompanhamento eficazes.

De acordo com o dirigente sindical, a base para qualquer fiscalização são os acordos colectivos firmados entre o sindicato e os bancos. No entanto, reconheceu que há bancos que "não têm os planos de carreiras bem definidos, tipificados e do domínio do grupo do sindicato".

A situação descrita pelo líder sindical cria um vazio que prejudica a carreira dos trabalhadores. Sem um acordo colectivo subscrito por todos os bancos, não existem, segundo Filipe Makengo, "categorias harmonizadas" nem "qualificadores de funções do sector bancário aprovados".

Esta falta de enquadramento legal preciso torna-se num obstáculo prático "como não temos instrumentos de acompanhamento, dificilmente podemos actuar", explicou.

Para ultrapassar o impasse, o SNEBA enviou uma nova proposta no passado dia 20 de Agosto ao Banco Nacional de Angola (BNA). O sindicato aguarda agora uma resposta, estando a correr o prazo legal de 20 dias.