O rand da África do Sul aproximou-se da marca de 16 por dólar nesta segunda-feira, 26, enquanto os preços recordes do ouro fortaleceram a moeda vinculada a commodities do país, antes da primeira reunião de taxas de juros do Banco Central da África do Sul (SARB, na sigla em inglês) em 2026.
De acordo com o Business Insider, às 07:03 GMT, o rand negociava-se a 16,0475 contra o dólar, uma alta de cerca de 0,4% em relação ao fecho anterior e próximo ao nível mais forte desde Junho de 2022.
Os dados indicam que o dólar enfraqueceu ligeiramente diante de uma cesta de moedas, enquanto o ouro ultrapassou os 5.000 USD por onça, prolongando uma alta histórica impulsionada por investidores em busca de ativos-refúgio em meio a incertezas geopolíticas.
“O rand, que frequentemente acompanha o sentimento global de risco e as mudanças de política dos EUA, ganhou cerca de 3% em relação ao dólar desde o início do ano”, lê-se esta terça-feira, 27.
Analistas do Business Insider explicam que a exposição da moeda sul-africana ao ouro, à platina e a outras commodities, que se movem inversamente em relação ao dólar, pode levar o rand a ultrapassar o limiar de 16,00 por dólar nos próximos dias.
“(Isso vai) dar ao SARB algo em que pensar enquanto deliberam se há espaço suficiente para cortar as taxas tão cedo no ano, apesar da taxa de inflação permanecer bem acima da meta de 3%”, lê-se numa nota da ETM Analytics, destacando o equilíbrio que o banco central enfrenta.
O SARB reduziu a sua principal taxa de empréstimo em 25 pontos-base em Novembro, citando possibilidades de flexibilizar a política diante de uma perspectiva de inflação mais favorável. Os mercados acompanharão de perto a reunião de quinta-feira, 29, em busca de indicações sobre novos cortes.
O título público de referência da África do Sul para 2035 também mostrou força nas negociações iniciais, com rendimentos caindo 7,5 pontos-base, para 8,07%. Analistas observam que os ganhos vinculados a commodities no rand podem dar ao banco central maior flexibilidade de política, mesmo que a inflação permaneça acima da meta.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












