O banco central do Zimbabwe (RBZ) criou mais dois departamentos que vão operar para estabilizar a moeda zimbabwiana, Zimbabwe Gold (ZiG), que se tende depreciar, progressivamente, ante o dólar americano, apurou a E&M.
A medida do RBZ ocorreu num momento em que o ZiG se depreciou no mercado paralelo, onde um USD americano valia 20 ZiG.
Tradicionalmente, segundo a imprensa internacional, os mercados locais têm mantido a 'sensibilidade' às dinâmicas dos circuitos paralelos que também são o factor determinante da inflação.
Em declarações à imprensa, no momento em que foi anunciada a revisão intercalar da política monetária, o governador John Mushayavanhu informou que o Comité de Gestão de Liquidez, composto por funcionários do RBZ e do Ministério das Finanças, tinha acabado de ser criado para avaliar a liquidez e implementar políticas relevantes.
O banco central do Zimbabwe também criou o Comité de Implementação, Monitorização e Avaliação da Política Monetária (MPIMECO) que vai acompanhar os indicadores-chave para identificar os riscos emergentes e garantir uma resposta atempada por parte do RBZ.
“O MPIMECO desenvolveu um painel que ajuda para fornecer sinais de alerta diários sobre os principais desenvolvimentos da política monetária e do sector financeiro, assim como a aplicação de medidas de mitigação/gestão de risco por parte do banco central.
Espera-se, afirmou John Mushayavanhu, que estes indicadores ofereçam ao mercado dados que permitam melhor previsão e resposta às mudanças no cenário económico.
O Tesouro do RBZ distanciou os fundamentos económicos da depreciação cambial em curso, culpando, em vez disso, as distorções desenfreadas dos preços.
As taxas mais elevadas do mercado paralelo, disse, estão implícitas nas estruturas de preços de bens e serviços, em oposição à própria negociação do USD no mercado paralelo, onde as taxas e negociações permaneceram baixas desde a introdução da moeda estruturada.
“Como tal, o RBZ, através da Unidade de Inteligência Financeira, continuará a lidar com o comportamento injusto de preços futuros para minimizar as pressões inflacionárias da especulação e da ganância que alimentam a inflação”, declarou.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)