IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Receita global do mercado do turismo espacial atinge 1,44 mil milhões dólares em 2028

Cláudio Gomes
6/4/2022
1
2
Foto:
DR

A aposta no mercado global de transporte suborbital e turismo espacial está em ascensão vertiginosa, de acordo com uma análise da Emergen Research citada recentemente pelo portal MSN.

A análise refere a receita global deste mercado “se expanda a uma taxa de crescimento anual composta de 16,8%, e o tamanho do mercado deverá aumentar de 423,7 milhões de dólares em 2020 para 1,44 mil milhões de dólar em 2028”.

O potencial crescimento do mercado de transporte suborbital e turismo espacial, segundo a MSN, é marcada a “rivalidade celeste”, em que a China, os EUA e a Rússia, “enquanto o território em disputa é a estratosfera e a órbita terrestre inferior”.

China persegue turismo espacial  

Com sede em Pequim, na China, o Transporte Espacial de passageiros que pode atravessar os céus a uma milha por segundo – mais do dobro da velocidade do Concorde, avião comercial supersónico de passageiros produzido entre Abril de 1965 e o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation e a francesa Aérospatiale.

Segundo o portal MSN, o avião supersónico chinês está a ser projectado para voar de Xangai para Nova York em duas horas.

De acordo com o portal, a empresa terá lançado um vídeo publicitário animado onde mostra 12 passageiros a bordo de um avião espacial turbinado por dois foguetes de propulsão titânicos.

“O veículo é lançado verticalmente para os céus e, ao atingir a altitude de cruzeiro, o avião espacial se separa de seus propulsores e, em seguida, desliza a borda do espaço a 7.000 quilómetros por hora, pousando verticalmente em seu destino com o auxílio de um tripé, uma espécie de trem de pouso”, lê-se na notícia.

Citando o site da Space Transportation, a notícia refere também que a empresa pretende “lançar seu primeiro voo de teste de turismo espacial suborbital em 2025”. Em 2030, no entanto, pretende fazer um “voo global de veículos hipersónicos completos em grande escala”.

De acordo com o portal MSN, só em Agosto passado, o empreendimento arrecadou mais de 300 milhões de yuans (cerca de 47 milhões de dólares) em financiamento inicial, “liderado em conjunto por um fundo de investimento industrial com sede em Xangai, liderado pela Matrix Partners China e pela estatal Shanghai Guosheng Group”.