A RECREDIT recuperou o equivalente a 30,2 mil milhões de Kwanzas em 2024, correspondendo a 109% do objectivo preconizado para o ano passado, informou o presidente do Conselho de Administração, Valter Barros, aquando da apresentação dos resultados do respectivo exercício.
Os dados apresentados, em Luanda, no dia 07 de Maio de 2025, indicam ainda que a RECREDIT registou uma taxa média de crescimento das receitas operacionais de 126% desde 2020 até 2024, considerando a performance de recuperação do último quadriénio, no valor de 108,4 mil milhões Kz.
Em 2024, o rácio de eficiência da recuperação (cost-to-recovery) situou-se nos 20%, o que, segundo o PCA Valter Barros, demonstra uma gestão e esforço eficiente para o alcance dos resultados de recuperação do crédito.
“A RECREDIT, no mesmo período, apresentou um rácio de 12% de eficiência global (cost-to-revenue), o que representa uma estrutura de custos contida, atendendo a capacidade de gerar resultados globais”, disse Sander Coelho, administrador executivo, que também participou do evento.
Quanto aos indicadores financeiros, segundo Mirian Ferreira, administradora executiva, o activo da RECREDIT em 2024 aumentou, aproximadamente, 2% face ao período homólogo, “contrastando com a redução do passivo em 5%. O capital próprio cresceu 3% no mesmo período”.
Mirian Ferreira informou, igualmente, que a margem financeira aumentou em 33%, enquanto o resultado líquido cifrou-se em 48,52 mil milhões Kz.
No exercício económico de 2024, assegurou Valter Barros, aquela instituição financeira não bancária apresenta um rácio de liquidez imediata de 12%, justificado pela estratégia de rentabilização de liquidez.
“A RECREDIT apresenta um rácio de autonomia financeira de aproximadamente 99%, demonstrando assim total dependência de capitais alheios para financiar a sua actividade”, declarou ainda Valter Barros.
O ROE (return on Equity) ou o retorno sobre o património líquido, no ano passado, situou-se em, aproximadamente, 17% que, para o chairman da RECREDIT, ilustra a excelência da gestão e a utilização dos recursos disponíveis, equiparando-se à média dos rácios dos bancos nacionais.
Até ao final de 2024, disse Valter Barros, a RECREDIT recuperou 108,4 mil milhões Kz (38%) da carteira global de crédito adquirida ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), no valor de 288 mil milhões Kz.
%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













