IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Sanae Takaichi é a 1ª mulher eleita primeira-ministra do Japão

Adnardo Barros
21/10/2025
1
2
Foto:
DR

A eleição para a chefia do Governo só foi possível graças a uma aliança de última hora estabelecida na segunda-feira com o Partido Japonês para a Inovação (Ishin).

A Câmara Baixa do Parlamento do Japão elegeu, nesta terça-feira,21,  Sanae Takaichi como a nova primeira-ministra do país, tornando-a a primeira mulher a governar o Japão.

A política de 64 anos foi formalmente nomeada pela Câmara Baixa na primeira votação, tornando-se a quinta pessoa a liderar o arquipélago nos últimos cinco anos. A sua nomeação será oficializada num encontro cerimonial com o imperador Naruhito.

Ex-baterista de uma banda de heavy metal, Sanae Takaichi foi designada em 4 de Outubro a líder do Partido Liberal Democrático (PLD), que governa o Japão de maneira quase ininterrupta há décadas, mas que registra uma queda constante de popularidade.

A eleição para a chefia do Governo só foi possível graças a uma aliança de última hora estabelecida na segunda-feira com o Partido Japonês para a Inovação (Ishin), uma formação reformista de centro-direita.

Esta movimentação tornou-se necessária após o partido centrista Komeito, aliado tradicional do PLD desde 1999, ter abandonado a coligação, demonstrando desconforto com os escândalos financeiros e as opiniões conservadoras de Takaichi.

Seis dias depois, o PLD perdeu seu aliado na coalizão de governo, o partido minoritário Komeito, que discorda das posições conservadoras de Takaichi e critica um escândalo de financiamento do PLD.

A nova primeira-ministra herda uma situação política delicada no país e uma agenda internacional densa. O primeiro grande teste da sua liderança acontecerá já na próxima semana, com a visita oficial ao Japão do presidente norte-americano Donald Trump.