A Saúde Prime, empresa angolana especializada na distribuição de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos hospitalares, apresentou a sua visão de futuro e anunciou a criação da sua fundação, para 2026, com enfoque no desenvolvimento da primeira infância (Early Childhood Development), abrangendo crianças dos 0 aos 5 anos, e na saúde materno-infantil.
Segundo Samir Ismail, fundador e administrador da Saúde Prime, o projecto encontra-se em fase inicial e deverá consolidar novas parcerias ao longo do próximo ano, destacando a Fundação Vang Lula, focada no tratamento de fístulas obstétricas, alcançando várias centenas de mulheres por mês.
À imprensa, durante a Gala Prime 2025, o responsável explicou que a empresa tem desenvolvido acções de formação e iniciativas sociais que, apesar de complementares ao negócio, são consideradas fundamentais para o impacto que pretendem ter no País.
No capítulo da formação, Samir Ismail revelou que entre 300 e 400 profissionais angolanos são capacitados anualmente em cursos que vão desde cirurgia cardíaca a enfermagem, oftalmologia, cirurgia experimental e outras especialidades.
Sobre o processo de industrialização do sector da saúde em Angola, o empresário declarou apoiar a ambição do Governo de iniciar a produção local de medicamentos, destacando que a Saúde Prime pretende, nos próximos dois a três anos, entrar na área industrial. Além disso, reconheceu que existem desafios relacionados com a pauta aduaneira e o financiamento das empresas, elementos que considera naturais nas primeiras fases de industrialização, sobretudo num sector tão específico como o da saúde.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)