IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Seguradoras gastam 149 mil milhões Kz em indemnizações

Fernando Baxi
23/2/2024
1
2
Foto:
DR

As seguradoras pagaram, em 2023, pelo menos 149 mil milhões de Kwanzas em indemnizações, disse o presidente da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Elmer Serrão.

O montante das indemnizações pago aos segurados, segundo o PCA da ARSEG, quando discursava na abertura da primeira edição do Business And Breakfast "COMPLIANCE NO SECTOR DOS SEGUROS”, em Luanda, representa uma taxa de sinistralidade de 41% contra 33% de 2022.

“Pela primeira vez em cinco anos a taxa de sinistralidade do mercado inverteu a tendência decrescente. Situação influenciada pelo aumento da sinistralidade no ramo petroquímico, onde se registou uma taxa de sinistralidade de 29%, contrário aos 2% registado no ano anterior”

O PCA da ARSEG também informou que o sector segurador registou um crescimento de 17% no exercício económico de 2023, em relação a 2022, sendo que os prémios brutos se cifraram em 360 mil milhões Kz.

“A evolução foi transversal a todos os principais segmentos de negócios, com excepção do ramo viagem”, disse o homem forte da regulação do sector segurador do País, no evento inaugural do Business And Breakfast.    

Quanto ao compliance (tema levado ao debate no evento), Elmer Serrão disse ser a pedra angular da actividade seguradora e garantia de que se deve operar segundo os mais altos padrões éticos e legais, promovendo a transparência, integridade e a confiança naquele sector.

Dos dados preliminares avançados por Elmer Serrão no Business And Breakfast, nota que se registou um crescimento de 89% nos prémios dos seguros do ramo vida, e 49% no seguro de responsabilidade civil geral.

Nas vestes de chairman da ARSEG, Elmer Serrão aproveitou o evento organizado pela E&M para anunciar a realização da primeira edição do Fórum Angolano Sobre InsurTechs, em Luanda, no dia 23 de Abril de 2024.

“O intuito é despertar a consciência das empresas de seguros, relativamente à emergência da adopção de novas tecnologias e modalidades de negócios que visam maior inclusão dos consumidores de produtos de seguros”, afirmou Elmer Serrão que reconhece o insignificante contributo do sector segurador no PIB (0,8%).

O Fórum Angolano Sobre InsurTechs, avançou, será organizado pela ARSEG em parceria com a ASAN e a UNITEL.