IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

SINPROF inaugura escola primária no interior de Porto Amboim

Cláudio Gomes
5/8/2021
1
2
Foto:
DR

A unidade primária de ensino, inaugurada recentemente na localidade de Icuácua/Mpinda, Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, custou ao SINPROF cerca de 30 milhões de kwanzas.

De acordo com um comunicado a que a Economia & Mercado teve acesso hoje, quinta-feira, 5 de Agosto, a instituição recentemente inaugurada conta com três salas de aulas, casas de banho para professores e alunos, gabinetes, um reservatório de água canalizada por uma eletrobomba.

Enquadrada no seu projecto de responsabilidade social denominado "Pesca uma Escola", o projecto resulta de um autofinanciamento e conta com o apoio da AIPA (Associação Piaget de Angola), através do Instituto Superior Jean Piaget de Benguela. As obras para edificação da Escola 17 de Setembro, conforme relato do SIMPROF, duraram 19 meses considerando o lançada da primeira pedra que teve lugar a 14 de Novembro de 2019.

Segundo o órgão, a localidade em referência há muito que carecia de uma instituição escolar com condições disponíveis actualmente. “A falta de condições proporcionou ao longo de muitos anos um alto índice de abandono escolar”, salienta no documento.

O Projecto “Pesca uma Escola” providenciou, em paralelo, uma secção formativa para os professores da Escola 17 de Setembro em matérias de gestão escolar, planificação de ensino e outras áreas temáticas ligas ao ensino. “A formação foi ministrada na modalidade de ensino à distância em parceria com o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, Universidade do Porto e a Rede Educacional de Portugal”, sublinha o órgão no documento.

Em simultâneo, descreve o SIMPROF, realizou-se uma campanha de registo de nascimento que atribuiu a cidadania a mais de 100 crianças e adultos da mesma região localizada no município do Porto Amboim, Cuanza Sul.

Participaram do acto inaugural, membros do secretariado nacional, secretários provinciais do SINPROF do Bengo, Bié e Huambo, comandante municipal da Polícia Nacional, autoridades tradicionais, pais e encarregados de educação alunos.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente nacional do SINPROF, Guilherme Silva, director de Gabinete Provincial da Educação do Cuanza-Sul e administrador municipal adjunto para Área Económica e Financeira.