O desempenho da petrolífera nacional privada, disse, é consequência do investimento contínuo na manutenção das infra-estruturas e equipamentos nos blocos operados, o que permitiu o aumento da produção acima de 70%. Assim, no início de 2023 a produção estava próxima dos objectivos estabelecidos que é de 25 mil barris por dia.
“Em 2023, o foco incidirá no reforço da manutenção e redução nas paragens dos equipamentos e nos planos de re-desenvolvimento dos blocos operados, em especial do bloco 2/05, que será crítico para a concretização do objectivo de 40 mil barris até 2025”.
A aquisição e integração do novo bloco (14/14K) também contribuiu para o crescimento da quota de produção da Somoil (superior a 160%); resultado líquido (acima de 150 milhões USD) e o sucesso da operação de financiamento, que facilitou o reforço da proximidade com parceiros do sector financeiro.
Edson dos Santos considerou estratégico o acordo de aquisição das acções da GALP. Na ordem de importância, equiparou à compra do bloco 14/14K porque permitirá a entrada em activos de águas profundas (bloco 32).
No briefing realizado em Luanda, a 19 de Abril de 2023, o PCA da Somoil fez referência ao facto de o ano passado ter sido marcado pela consolidação da trajectória de crescimento e superação das metas definidas em torno dos objectivos estratégicos.
Ainda destacou a inexistência de derrames, fatalidades e acidentes com perda de tempo. “Esta continuará a ser, em 2023 e nos anos vindouros, uma das prioridades, estando previsto um plano de investimento na integridade dos activos e reforço das acções de formação, bem como a sensibilização com vista a promoção da segurança operacional”.
Quanto à distribuição (downstream), o plano de expansão da rede de postos de abastecimento da Somoil, assegurou, encontra-se a decorrer com o avanço das obras em quatro localizações (Viana, Cuca, Caxito e Soyo). “Importa realçar a decisão de descontinuar a operação nos activos Sonangol face à reduzida rentabilidade”.
Edson dos Santos anunciou igualmente a assinatura da parceria com a Petronas, empresa de petróleo e gás da Malásia, para a criação de marca própria de lubrificantes.
A Somoil, presente no upstrem, downstrem e energias renováveis, é operadora em quatro blocos com potencial de 50 mil barris diários. Tem participação em sete blocos operados por terceiros. Emprega 279 colaboradores e 500 subcontratados.
Por se tratar de uma empresa petrolífera local, beneficia de incentivos tributários (redução de impostos sobre o petróleo sem bónus).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.jpg)





.jpg)