IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

“Sou um mordomo muito responsável”, responde Ruto à polémica sobre gastos com viagem aos EUA

Victória Maviluka
31/5/2024
1
2
Foto:
DR

Presidente queniano explicou que pediu ao seu escritório para reservar um voo da transportadora nacional Kenya Airways, tendo recebido uma ‘factura’ com custos ‘impensáveis’.

O Presidente queniano, William Ruto, desdramatizou a polémica à volta dos gastos financeiros com a sua recente viagem aos Estados Unidos, afirmando que a visita custou muito menos do que os 200 milhões de xelim (cerca de1,5 milhões de dólares) avançados pela mídia local.

“Sou um mordomo muito responsável”, disse Ruto, num encontro em Nairobi, nesta quinta-feira, 31, durante o qual informou que a sua visita de Estado à maior economia mundial custou cerca de 76 mil dólares aos quenianos.

Notícias divulgadas pela imprensa queniana referem que Ruto teria usado do frete de um jato executivo da Boeing para garantir vários negócios lucrativos com os Estados Unidos.

Respondendo aos relatos sobre suposto negócio e despesismo na viagem aos EUA, em que teve encontro de alto nível com o Presidente Joe Biden, o Chefe de Estado queniano ironizou: "Não sou um homem louco".

Ruto explicou que pediu ao seu escritório para reservar um voo da transportadora nacional Kenya Airways, tendo recebido um relatório segundo o qual o custo de um avião privado seria de cerca de 70 milhões de xelim.

“Mas os amigos, então, ajudaram”, disse Ruto, sem identificar os amigos que o ajudaram a viajar num Boeing aos Estados Unidos com custos reduzidos.

E acrescentou: “"Eu disse que não estou pronto para pagar mais de 20 milhões. Eles [Boeing] disseram que traga 10 milhões de xelins [cerca de 76 mil dólares] e nós daremos um avião".

William Ruto assumiu o poder em 2022, após ter prometido, na campanha eleitoral, promover reformas profundas com vista à redução das desigualdades e da pobreza no país.

O seu plano de austeridade e política pública tem sido elogiado ao nível da diplomacia internacional.