IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Standard Bank Angola já canalizou mais da metade dos 31 mil milhões Kz para financiar Conteúdo Local

Victória Maviluka
20/5/2025
1
2
Foto:
DR

Instituição bancária afirma que goza de “um apetite muito grande” em poder apoiar o sector petrolífero nacional, o Conteúdo Local.

O Standard Bank Angola já injectou, até Maio corrente, mais da metade dos 31 mil milhões de Kwanzas anunciados o ano passado para financiamento a empresas no âmbito do Conteúdo Local, em particular as companhias do sector petrolífero angolano, informou o director da Banca de Médias Empresas da instituição financeira.

Ao intervir num dos painéis do Fórum Banca Oil & Gas organizado, recentemente, pela consultora Petroangola, Dorival Manuel explicou que a definição dos 31 mil milhões Kz para Conteúdo Local é o resultado de um programa elaborado após consultas a clientes, operadores, reguladores a nível nacional e avaliação de mercados de referência em África. 

“Em 2024, começámos um processo interno de análise de toda a cadeia de valor (...). Interagimos com todos esses players (...) para nos permitir criar soluções que fossem de encontro com a necessidade dos clientes. Adicionalmente, tendo esta plataforma global e regional, o que fizemos foi conhecer outros países, com realce para a Nigéria”, esclareceu.

O director da Banca de Médias Empresas do Standard Bank Angola explicou que, depois do feedback resultante das pesquisas, a instituição definiu uma proposta de valor, lançada no ano passado, com maior enfoque para o Conteúdo Local, com indicadores específicos voltados para soluções e produtos que atendessem às necessidades dos clientes.

“E quando estamos a falar de 31 mil milhões [Kz], isto é uma fase inicial. Ou seja, não é o valor global que queremos financiar. Há um apetite muito grande do Standard Bank Angola em poder apoiar o sector petrolífero, o Conteúdo Local”, descreveu, durante o evento decorrido em Luanda sob o tema ‘Avaliação da eficiência dos produtos e serviços financeiros para o sector petrolífero’.

E asseverou: “Só para dar uma nota: estamos nesse mês de Maio e já utilizámos mais de metade desse valor. Felizmente, [o programa de financiamento] está a funcionar muito bem. Acreditamos que temos muito mais espaço para que possamos crescer”.