A África do Sul destaca-se com a presença de cinco instituições bancárias entre as 10 mais lucrativas do continente africano em 2024, confirmando o peso do seu sector bancário, sustentado por redes regionais extensas, diversificação de receitas e estratégias de gestão prudentes, de acordo com a Further Africa.
O Absa Bank, que encabeça a lista, registou um lucro líquido de 1,2 mil milhões de dólares. O Standard Bank Group, que ocupa a quarta posição do ranking, obteve lucro líquido de 1,07 mil milhões de dólares, seguido pelo Nedbank (880 milhões de dólares), FirstRand Ltd (830 milhões de dólares) e Capitec Bank (580 milhões de dólares), que posicionam no quinto, sexto e nono lugar, respectivamente.
Para além dos bancos sul-africanos, os egípcios e nigerianos também mantêm presença relevante no ranking. Quanto aos egípcios, por exemplo, o Banque Misr, que registou 1,19 mil milhões de dólares, ocupa a segunda posição do ranking, só atrás do Absa Bank.
O Commercial International Bank (CIB), igualmente do Egipto, com 1,09 mil milhões de dólares em lucros após impostos, segue na terceira posição do ranking.
Por sua vez, a Nigéria mantém presença com três instituições, que demonstram a resiliência do sector bancário nigeriano, apesar dos desafios macroeconómicos do país, incluindo instabilidade cambial, inflação e pressão sobre a liquidez: Zenith Bank Plc (670 milhões de dólares), GTCO Plc (660 milhões de dólares) e United Bank for Africa (UBA) Plc (500 milhões de dólares).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)