IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Suspensão do acordo de grãos fará crescer sofrimento dos países pobres

Agostinho Rodrigues
4/8/2023
1
2
Foto:

Erdogan adverte Putin sobre as consequências gravosas da suspensão do acordo. Líderes africanos unem voz em apelo ao desbloqueio das exportações de cereais e fertilizantes.

O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, exortou ao homologo russo, Vladimir Putin, que a suspensão do Acordo dos Grãos do Mar Negro, não trará benefícios para ninguém e fará crescer o sofrimento dos países mais pobres.

A informação foi avançada pelo gabinete presidencial turco após a conversa mantida por telefone entre os dois estadistas. Por seu turno, o Kremlin confirmou que o presidente russo reafirmou a posição relativamente a Iniciativa do Acordo dos Grãos do Mar Negro.  

África pede pede desbloqueio

Entretanto, os líderes africanos envolvidos nas conversações de paz na Ucrânia apelam ao desbloqueio, a fim de reavivar o acordo sobre as exportações das sementes através do Mar Negro.

Segundo Vincent Magwenya, porta-voz do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o grupo também pediu às Nações Unidas que tomem medidas para desbloquear 200 mil toneladas de fertilizantes russos presos nos portos da União Europeia (UE).

Enquanto isso, o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, acusou a Rússia, perante o Conselho de Segurança da ONU, de chantagem e de agressão à segurança alimentar global ao abandonar o acordo de cereais do Mar Negro.

Em julho, a Rússia retirou-se de um acordo patrocinado pela ONU que permitia à Ucrânia exportar cereais através do Mar Negro, o que levou a um aumento dos preços dos cereais que está a afectar duramente os países mais pobres, maioritariamente africanos.