Num comunicado consultado hoje, quarta-feira, 21, pela Economia & Mercado, a companhia nacional de bandeira garante que as aeronaves terão as cores e o branding característico da TAAG, mantendo a conformidade visual com a frota.
De acordo com o documento, a formalização da encomenda dos aparelhos modelo Airbus A220-300 foi feita através da assinatura de três acordos comerciais durante o Paris Air Show 2023, que teve lugar de 19 a 21 de Junho.
Segundo a Taag, o procedimento visa a incorporação de aeronaves modelo Airbus A220-300 na operação da empresa junto dos lessors ACG, Azorra e NAC, enquadrado no plano de crescimento da frota e estratégia «multimarca» da companhia de bandeira nacional.
“A TAAG formalizou a encomenda de nove aeronaves em apenas três dias de evento (19, 20 e 21 de Junho), materializados em contratos de aluguer de longo prazo, em regime de dry lease. Ou seja, os equipamentos terão pessoal navegante angolano e manutenção assegurada por quadros locais após período de formação assegurado pela companhia”, lê-se no comunicado, acrescentando que o modelo de leasing é uma abordagem de investimento ágil e financeiramente sustentável para o contexto da companhia.

Para a empresa nacional da aviação civil, o reforço da frota Taag é uma evidência do caminho de modernização e crescimento que procura apostar numa “frota mais versátil” e capaz de responder melhor às necessidades do mercado e estratégia de negócio.
Informam, por outro lado, que o Airbus A220-300 é uma aeronave de última geração em matéria de eficiência e consumos médios, razão pela qual a empresa angolana estima uma poupança de cerca de 25% em custo de combustível e uma redução do custo de operação de 20% a nível global.
“É uma aeronave moderna e extremamente eficiente em matéria de economia de combustível. É um equipamento amigo do ambiente, com reduzida emissão de CO2 e poluição sonora”, conforme referência da companhia nacional, realçando que os aparelhos Airbus A220 tem a capacidade para 142 passageiros, sendo 130 na classe económica e 12 na classe executiva.
Actualmente, e através dos parceiros internacionais (lessors) a TAAG tem um global de 15 aeronaves modelo A220-300 encomendadas ao fabricante Airbus, com estimativa de entregas faseadas a partir de Abril de 2024.
A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecida globalmente e com um crescimento sustentado, disponibilizando actualmente 14 destinos domésticos e 13 destinos internacionais.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)