De acordo com uma nota da Total Eren, citada esta semana pela Angop, trata-se de uma iniciativa conjunta com a Greentech-Angola. No projecto, a Total Eren detém uma participação de 75% enquanto a Greentech 25%, que significará desenvolver, financiar, construir e operar o respectivo projecto.
Para o efeito, segundo a agência de notícias, foi assinado um Memorando de Entendimento com o Ministério da Energia e Águas de Angola (Minea), sendo que, actualmente, está em discussão uma opção para que a Sonangol, empresa pública angolana de petróleo e gás, adira ao projecto.
O documento salienta que "o projecto enquadra-se nos objectivos do fomento do investimento estrangeiro e promoção das energias renováveis, para atingir 800 MW de capacidade instalada no país até 2025".
Quando entrar em funcionamento, aventa-se, o parque solar fornecerá energia competitiva à rede angolana e permitir uma poupança significativa de combustível em comparação com as centrais térmicas existentes.
De acordo com a vice-presidente Executiva e Directora Global de Desenvolvimento de Negócios da Total Eren, Fabienne Demol, o Memorando de Entendimento assinala um marco importante e concreto para a implementação do projecto, três meses depois de detalhado estudo de viabilidade em estreita colaboração com as autoridades angolanas e as principais partes interessadas. "Estamos ansiosos pelos próximos passos do desenvolvimento do projecto", afirmou.
Já o executivo e co-fundador da Greentech - Angola Environment Technology, Jorge Salvador, assegurou que "o projecto fornecerá electricidade limpa e acessível à população da província da Huíla, trazendo ao mesmo tempo benefícios económicos imediatos para o país. Disse, também, que estão ansiosos por trabalhar em conjunto com as equipas técnicas do Minea, da Rede Nacional de Transportes (RNT), da Empresa Pública de Produção de Electricidade (Prodel) e do Instituto Regulador dos Serviços de Água e Electricidade (Irsea).
Para o gestor, o trabalho conjunto será decisivo para dominar os desafios que decorrem da implementação de um dos primeiros projectos solares fotovoltaicos à escala de utilização financiados e operados por parceiros independentes em Angola.
A Total Eren é um dos principais produtores independentes de energia renovável com sede em Paris, e a Greentech - Angola Environment Technology, Ltd (Greentech) é uma empresa de desenvolvimento energético experiente com sede em Luanda.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)