A Trafigura vai transportar minerais da Kamoa-Kakula, na República Democrática do Congo (RDC), pelo corredor do Lobito por um período superior a seis anos.
O Acordo entre a representante do Lobito Atlantic Railway (LAR) e a Ivanhoe Mines, gestora da Kamoa- Kakula, foi assinado durante o Mining Indaba, na Cidade do Cabo, África do Sul, e marca os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com a Ferrovia Atlântica do Lobito
Para o arranque estão previstas 10 mil toneladas por ano, prevendo-se alcançar 240 mil com o crescimento da ferrovia. A alocação de capacidade de exportação da Trafigura na Ferrovia Atlântica do Lobito será de até 450 mil toneladas por ano a partir de 2025.
No geral, espera-se que o Caminho de Ferro Atlântico do Lobito atinja a capacidade de exportação anual de um milhão de toneladas por ano antes de 2030.

segundo Presidente Executivo e CEO da Trafigura, Jeremy Weir, o acordo apoia o objectivo do consórcio de aumentar os volumes no corredor para que este se torne a principal ligação de transporte ferroviário na África Subsaariana.
"Temos o prazer de ser um dos primeiros clientes comerciais a acordar os termos de um compromisso de longo prazo para utilizar a Ferrovia Atlântica do Lobito e esperamos receber outros clientes para se juntarem à Ivanhoe Mines e à Trafigura nos próximos meses”, disse.
Para o fundador e co-presidente executivo da Ivanhoe Mines, Robert Friedland, o corredor do Lobito irá desbloquear mais projectos de cobre devido aos custos logísticos mais baixos. Uma logística mais barata aumenta a quantidade de cobre economicamente recuperável em todo o Copperbelt, uma vez que os teores de corte podem ser reduzidos.
“Isto tem um impacto significativo nas descobertas feitas na RDC, como a recente descoberta de cobre Kitoko de alta qualidade e de extremidade aberta em Western Foreland, onde estamos a intensificar as actividades de exploração este ano para encontrar mais metal de cobre ultra-verde. Kitoko está localizada a 30 quilómetros da linha ferroviária existente.”

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)