As operações na rede MULTICAIXA Express totalizaram 19,7 biliões de Kwanzas em 2025, resultado de 2,1 mil milhões de transacções, de acordo com dados enviados pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) à redacção da Economia & Mercado.
Conforme a nota, este canal foi o mais usado pelos angolanos, sendo responsável por 62% das operações na rede MULTICAIXA, o que confirma a preferência dos utilizadores pela plataforma.
Por outro lado, o instrumento de pagamento KWIK (transferências instantâneas) registou cerca de 35 milhões de transferências, um crescimento exponencial de 1000% face ao ano anterior. Em volume financeiro, o canal movimentou aproximadamente 600 milhões de Kwanzas, um aumento de 725% em relação ao período homólogo.
Ainda de acordo com a EMIS, os pagamentos por código QR, solução que promove a desmaterialização no retalho, ultrapassaram a barreira das 53 milhões de transacções.
Já o Sistema de Transferências a Crédito, direccionado a operações corporativas e de grande valor, registou um crescimento de 37,8% no valor transaccionado em 2025, face ao ano anterior.
No total, este sistema processou 22,7 biliões de Kwanzas através de 31 milhões de operações, números considerados “sem precedentes” pela empresa e que reforçam o papel da EMIS na compensação financeira das actividades económicas de Angola.
No total, a rede MULTICAIXA movimentou um total de 46 biliões de Kwanzas, o que representa um crescimento de 31,2% em relação a 2024. Em número de operações, foram realizadas 3,4 mil milhões na rede, um aumento de 47,9%. O recorde diário foi atingido no dia 24 de Dezembro, com 15,8 milhões de transacções processadas, data em que a capacidade da infra-estrutura foi testada.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












