A Universidade Católica de Angola (UCAN) deu início ao ano académico de 2025/2026, nesta sexta-feira, com uma conferência dedicada ao tema "Liderança Local e Desenvolvimento".
A sessão solene iniciou com a execução dos hinos Nacional e da UCAN, seguindo-se as palavras de boas-vindas da reitora Maria de Assunção. No discurso, a reitora afirmou que "os conflitos que surgem no seio das associações estão, muitas vezes, entre as experiências que despertam o nosso sentido de cidadania e de pertença à terra", sublinhando a natureza social do ser humano.

Definiu ainda a missão da instituição e da sociedade, declarando: "A nossa missão mais profunda, a própria estrutura do mundo, é a socialidade, a cidadania e a Terra. Portanto, é a partir das associações, estimulando um ambiente de equilíbrio, que contribuímos para desenvolver o pleno potencial do humano e para o sustentar."
O ponto alto da cerimónia foi a aula inaugural, proferida pelo professor Amândio Vaz Velho, que durante 50 minutos dissertou sobre o tema central do evento, "Liderança Local e Desenvolvimento".

Seguiu-se uma mesa redonda que promoveu uma reflexão aprofundada sobre o papel das lideranças locais na promoção do desenvolvimento económico e social das comunidades. Para este debate, juntaram-se ao Amândio Vaz Velho os professores Alves da Rocha e Job Graça, Administradora municipal, Naulila André e o jornalista económico, Carlos Rosado de Carvalho.
O evento contou com a presença de figuras de destaque da academia, do jornalismo e do governo.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)