IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Vem aí o maior aeroporto de África. Projecto é da Ethiopian Airlines e custará 6 mil milhões USD

Victória Maviluka
12/8/2024
1
2
Foto:
DR

Projecto aeroportuário da ‘gigante’ africana do sector da aviação civil prevê a construção de quatro pistas e vai movimentar, anualmente, 100 milhões de passageiros.

A Ethiopian Airlines, líder em África do sector de transporte aéreo, acaba de ‘fechar’ um acordo de 6 mil milhões de dólares para a construção de um aeroporto na Etiópia, que, quando concluído, terá capacidade para movimentar 100 milhões de passageiros por ano.

A cargo da consultoria Dar, com sede no Dubai, o projecto aeroportuário prevê a construção de quatro pistas e cobrirá uma área de 35 Km2, o que o tornará, de longe, no maior aeroporto do continente africano.

O aeroporto da ‘gigante’ Ethiopian Airlines será construído em Bishoftu, no Centro do país, a cerca de 45 quilómetros a Sudeste da capital etíope, Adis Abeba.

Este aeroporto permitirá, assim, fazer face à futura saturação do Aeroporto Internacional Bole de Adis Abeba, refere a imprensa local.

“Será o maior de África”, afirmou Mesfin Tesaw, CEO da companhia de bandeira etíope, durante uma conferência de imprensa para anúncio do projecto.

No encontro com os jornalistas, o líder da Ethiopian Airlines explicou que o contrato prevê que a Dar desenvolva o projecto detalhado do novo aeroporto e, ao mesmo tempo, auxilie a Ethiopian Airlines na selecção dos empreiteiros que construirão as novas instalações aeroportuárias.

Mais de 7 milhões de passageiros no último ano fiscal

A Ethiopian Airlines anunciou, recentemente, que atingiu 7,1 mil milhões de dólares no exercício financeiro referente ao período de 01 de Julho de 2023 a 30 de Junho de 2024.

Este resultado, de acordo com a imprensa etíope, suplanta os valores do exercício anterior, que se fixaram nos 6,1 mil milhões de dólares, 14,75% abaixo dos números alcançados no período 2023-2024.

A companhia etíope transportou 17,1 milhões de passageiros durante o último ano fiscal, um aumento de 23% face ao período anterior, confirmando, assim, o estatuto de líder africano do transporte aéreo.

A empresa também continua a destacar-se como líder no transporte aéreo de cargas no continente. Durante o exercício financeiro de 2023-2024, a empresa transportou mais de 754.680 toneladas de mercadorias, em comparação com 723.000 toneladas do exercício anterior.

Reforço de frota

A Ethiopian Airlines reforçou a sua actuação no mercado da aviação civil com seis novos destinos internacionais: Londres Gatwick, Madrid, Bangui, Freetown, Maun (Botsuana) e Casablanca (carga).

Com uma frota de 145 aeronaves, incluindo 17 aviões cargueiros, e 135 destinos internacionais, a Ethiopian Airlines perspectiva transportar 20 milhões de passageiros durante o exercício 2024-2025, iniciado em Julho último. 

Para atingir este objectivo, a empresa conta com o aumento da frota e a abertura de novas rotas aéreas.