Angola arrecadou 16,88 milhões USD com a venda (em leilão) de mil 529,8 quilates de diamantes, realizada, recentemente, em Luanda, pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).
O resultado da venda de 36 pedras de diamantes brutos (produzidas pelas Sociedades Mineiras do Somiluana, Lulo, Kaixepa, Mussende, Chitotolo, Calonda e Catoca) informou a SODIAM em comunicado enviado à imprensa, é superior em 9,14% do valor esperado.
“Devido à especificidade de algumas das pedras à venda, o resultado foi relativamente melhor que o previsto. A SODIAM e os diferentes parceiros do subsector diamantífero continuam a trabalhar no sentido de manter-se a par da evolução dos preços e ao mesmo tempo, minimizar o impacto da instabilidade no mercado”, disse José Silva, administrador executivo.
De acordo ainda com a informação disponibilizada, a venda de diamantes produzidos por Lulo renderam ao Estado 7,08 milhões USD; de Catoca - 5,12 milhões USD; Chitotolo - 1,3 milhões USD; Mussende - 1,06 milhões USD; Calonda 808 mil USD; Somiluana - 791 mil US; e Kaixepa - 7626, 7 mil USD.
As sessões de avaliação, esclarece a SODIAM no comunicado, decorreram de 30 de Setembro a 07 de Outubro de 2025, em Luanda, sendo que as licitações foram submetidas por via electrónica na plataforma online até às 10h00 de 08 do presente mês.
“Os diamantes comercializados resultam de vinte e sete produções, kimberlíticas e aluvionares, cobrindo todo o espectro de qualidades, no que respeita aos seus tamanhos, modelos, pureza e cores”, relatou a empresa pública responsável pela venda no comunicado enviado à imprensa.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)








.jpg)




.jpg)