A vice-governadora do Banco Nacional de Angola (BNA), Maria Juliana de Carvalho Van- Dúnem de Fontes Pereira, apelou para uma acção conjunta entre instituições financeiras, reguladores e parceiros internacionais para acelerar a adopção de práticas sustentáveis no sector bancário angolano.
A declaração foi feita nesta terça-feira, 01 de Julho de2025, durante a IIIª Conferência sobre Sustentabilidade da Banca, organizado pela Associação Angolana de Bancos (ABANC).
Maria Juliana de Carvalho de Fontes Pereira afirmou que a publicação dos princípios de sustentabilidade marca um avanço estrutural na integração de critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) no sector financeiro nacional.
Durante o evento, a governante sublinhou o papel da inovação digital na promoção da sustentabilidade, citando mobile banking, carteiras electrónicas e produtos financeiros verdes como ferramentas para ampliar oacesso a serviços bancários sustentáveis, sobretudo em zonas económicas menos favorecidas.
"A transição para operações mais ecológicas einclusivas não é apenas uma necessidade global, mas uma oportunidade para Angola liderar na região", concluiu a vice-governadora.
O evento, realizado sob o tema “Financiamento Sustentável e a Importância de uma Taxonomia Climática e Social para Angola”, reuniu especialistas do sector bancário, reguladores e parceiros internacionais para debater a integração de critérios ambientais e sociais no sistema financeiro nacional.