A informação foi avançada ontem pelo presidente do conselho de administração (PCA) do Grupo Arena, empresa responsável pela organização do evento, quando apresentava dados realtivos ao balanço da 12ª edição da FIB tendo adiantado, por enquanto, o número de visitas (mais de 13.500 visitantes e de expositores (368 expositores) que passaram pelo o recinto do Estádio Nacional de Ombaka, de 24 a 27 de Maio.
No decurso da apresetação do balanço do certame que decorreu com o mote “O Corredor do Lobito”, enquadrado no âmbito das comemorações dos 406 anos da cidade de Benguela, também rotulada como Cidade das Acácias Rubras, Bruno Albernaz disse que além dos negócios, o evento impactou a economia real da província de Benguela que, no seu entender, precisa de mais apoio do sector do agro-negócio. "Esta região precisa do suporte e do apoio do agro-negócio”, afirmou referenciando acções levadas a cabo pela banca e seguros que ao seu ver estão “muito aproximados” no que aos pacotes direccionados a este negócio diz respeito.
Por outro lado, Bruno Albernaz referiu que a afluência de pessoas e empresas no certame demonstrou o contributo directo da feira para a província dentro da responsabilidade de diversificação da economia assumida pelo governo central e local. “A presença do grande número de participações demonstra claramente que a diversificação da economia começa a dar sinais de que o país tem potencial para reduzir as importações”, afirmou.
Recordar que durante os quatro dias que teve lugar a FIB 2023 foram organizadas eventos paralelos a exposição de produtos e serviços nos diferentes pavilhões com o destaque para duas Conferências Sanlam Angola Seguros, que no primeiro evento trouxe a abordagem subordinada ao tema “O sector agrícola em Angola: desafios e potencialidades”, focada na promoção do agro-negócio e, no segundo, “Os meios de transportes e a infra-estruturas fundamentais no escoamento da produção, transformação, logística, consumo interno, exportação e o deslocamento das pessoas”, mais voltada para o transporte e logística enqaunto factores fundamentais para o desenvolvimento da cadeia de valor.
A cerimónia de premiação foi outro evento que marcou a 12ª edição do certamente que distinguiu empresas do sector dos transportes e logística, do sector financeiro (banca e seguros), telecomunicações e tecnologias, construção e máquinas, entre outras categorias.
Os evento contaram com individualidades políticas com realce para os governadores da província anfitriã, Luís Nunes, os homólogos do Bié (Pereira Alfredo), da Huíla (Nuno Mahapi Dala) e dos embaixadores da África do Sul, Congo, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia, Costa do Marfim e Gabão.
A 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), que decorre no Estádio Nacional de Ombaka, foi co-organizado pela Eventos Arena, empresa angolana que coordena a realização de feiras, e o Governo da Província de Benguela (GPB).
A seguir a FIB, terá lugar de 18 a 22 de Julho deste ano, na Zona Económica Especial (ZEE), a Feira Internacional de Luanda (FILDA), maior evento do programa de feiras da empresa organizadora, numa organização conjunta com o Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)