A Yapama Saúde, Lda, subsidiária do Grupo Mitrelli, forneceu equipamento de última geração de rastreio e diagnóstico de doenças infecciosas ao Instituto Nacional de Sangue (INS).
A apresentação pública do equipamento teve lugar na passada terça-feira, 20, no referido instituto no âmbito do Projecto Sangue Seguro.
Trata-se do Procleix Panther System, um equipamento de biologia molecular, ou testagem de ácidos Nucleicos (NAT), que utiliza a tecnologia de amplificação mediada por transcrição (TMA), para o rastreio e diagnóstico das doenças infecciosas (HIV-1 e 2, HBV, HCV) em bolsas de sangue.
“As principais vantagens deste equipamento prendem-se com a sua alta especificidade e automação completa. É um equipamento que permite o diagnóstico de forma mais precoce que as restantes tecnologias imunológicas utilizadas em bancos de sangue, diminuindo o período de janela imunológica”, explica Helder Matos, Director - geral da Yapama.
Com esta nova tecnologia, em 12 horas será possível testar 500 amostras de sangue. “O equipamento permitirá aumentar o nível de segurança em Angola” e “colocar o INS, com as tecnologias que já tinha e esta nova adquirida, ao nível de segurança de qualquer parâmetro internacional”, acrescenta Helder Matos.
Além do fornecimento deste equipamento, a Yapama Saúde, Lda, assegura a formação especializada aos técnicos angolanos e manutenção, para o uso do equipamento em todo o seu potencial. Até ao momento existem já quatro técnicos formados, estando ainda prevista a formação de mais quatro técnicos nas próximas semanas.
O Procleix Panther System “tem um valor importante na garantia de sangue seguro a todos os doentes que necessitarem de sangue”, afirma a Directora do INS, aproveitando para apelar à população que crie “o hábito de doar sangue para salvar vidas”.
A empresa actua em Angola, Costa do Marfim e Senegal, onde conta com equipas locais, comerciais e técnicas.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.jpg)





.jpg)