O ministro das Finanças da Zambia, Situmbeko Musokotwane, anunciou na última sexta-feira, 8 de Agosto, a negociação de uma prorrogação de 12 meses do programa de assistência financeira com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
O objectivo é garantir um financiamento adicional de 145 milhões de dólares (USD), em meio aos esforços do país para reforçar sua credibilidade internacional após a moratória parcial da dívida externa em 2020.
"Esta ampliação demonstra a confiança do FMI em nosso plano de recuperação econômica", declarou Musokotwane. "O valor adicional em discussão é de aproximadamente 145 milhões USD, recursos essenciais para manter a estabilidade económica", acrescentou, sem detalhar os termos finais da negociação.
A extensão do programa visa assegurar fundos para políticas públicas prioritárias, em um contexto de instabilidade nos preços do cobre, principal produto de exportação do país.
A Zambia é um dos maiores devedores do FMI em África, tendo recebido até agora 1,55 mil milhões USD da Linha de Crédito Estendida (ECF), no valor total de 1,7 mil milhões USD. O prazo original do programa terminaria em Outubro deste ano.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)