O Governo da Zâmbia e a empresa chinesa Fujian Xiang Xin Corporation assinaram, nesta segunda-feira, 21 de Julho, um acordo para a construção de uma refinaria de petróleo em Ndola, com capacidade para processar 60 mil barris diários.
Segundo avança a Reuters, o complexo energético orçado em 1,1 mil milhões de dólares visa reduzir a dependência do país em relação às importações de combustíveis.
A construção está programada para começar no terceiro trimestre de 2025, com a primeira fase das operações comerciais prevista para 2026. Segundo estimativas, a refinaria poderá economizar milhões de dólares anualmente, diminuindo a necessidade de importação de derivados de petróleo.
Além do refino de combustível, o complexo energético incluirá infra-estruturas para o engarrafamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), produção de betume, mistura de lubrificantes e uma central eléctrica de130 megawatts. A iniciativa deverá reforçar a capacidade energética eindustrial da Zâmbia.
O acordo foi rubricado entre a Industrial Development Corporation (IDC), estatal zambiana, e a chinesa Fujian Xiang Xin Corporation. Um porta-voz da IDC adiantou que o petróleo bruto será proveniente do Médio Oriente, sendo importado através do porto de Dar es Salaam, na Tanzânia.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)