IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Zango 5. Inscrições marcadas por debilidades no site

Redacção_E&M
28/1/2020
1
2
Foto:
DR

O processo de inscrições via internet para compra ou arrendamentos de casas no Zango 5, que arrancou esta semana, foi marcada por sucessivas quebras de sinal no site da Imogestin.

Os cidadãos enfrentaram tais dificuldades no acto da escolha da tipologia de habitação, na selecção do projecto habitacional, na indicação do município de residência, e como era previsível em processos desta natureza, verificou-se igualmente erros no momento de envio das respectivas candidaturas.

Além do fraco sinal da Internet, centenas de cidadãos, ávidos em conseguir efectuar a operação, preferiram suportar os constrangimentos verificados na plataforma disponibilizada pela Imogestin na expectativa de realizar o tão esperado sonho da "casa própria".

Neste sentido, há quem teve de ficar várias horas acordado durante a madrugada para conseguir inscrever-se no site que parecia não suportar a demanda de solicitações de adesão, que excederam as residências disponíveis para a venda pela Imogestin. Um exemplo claro deste acto, cita a Angop, foi vivenciado pelo cidadão António Neto que tentou a sorte a partir da meia noite desta segunda-feira, mas só conseguiu concretizar o processo quando eram 4 horas da manhã do referido dia, depois de muita insistência. Já a candidata Claudete Ferreira não teve a mesma sorte, apesar de ter ficado acordada da meia noite às 5 horas da manhã, e ter insistido inúmeras vezes.

Por outro lado, o porta-voz da Imogestin, Mário Guerra, afirmou, a propósito das ocorrência registadas no site da empresa, e que prejudicaram muitos cidadãos, que a imobiliária está a trabalhar com a empresa que desenvolveu o site de candidaturas para apurar as razões que estão na base das falhas constatadas pelos candidatos, desde o início do processo.

Mário Guerra, que falava em declarações à Rádio Luanda, disse que a qualquer momento a Imogestin vai convocar uma conferência de imprensa para explicar as razões dos constrangimentos registados durante o primeiro dia de inscrições.

No entanto, o porta-voz apelou à tranquilidade dos interessados, tendo em conta que as inscrições vão continuar até ao dia 05 de Fevereiro, tal como programado.

“Quem ainda não conseguiu fazer a sua inscrição poderá fazê-lo mais tarde, pós o processo não obedece a uma regra de precedência. Todas as candidaturas que forem submetidas até ao dia 05 de Fevereiro irão merecer uma análise e depois será feito um sorteio”, explicou.

Para esta fase, estão disponíveis 2.390 habitações, das quais 320 vivendas T3 isoladas, 452 vivendas geminadas e mil e 618 apartamentos, distribuídos em três modalidades, designadamente, arrendamento urbano, propriedade resolúvel e pronto pagamento.

A modalidade de arrendamento urbano reserva mil e 939 residências, sendo 134 vivendas T3 isoladas, 302 vivendas geminadas e mil e 503 apartamentos.

Para propriedade resolúvel estão disponíveis 411 casas (146 vivendas T3 isoladas, 150 vivendas geminadas e 115 apartamentos). Na modalidade de pronto pagamento estão apenas disponíveis 40 vivendas isoladas.