A Zona Económica Especial (ZEE) assinou um memorando de entendimento com a Arise Integrated Industrial Platforms, empresa internacional que actua em várias regiões e se concentra no desenvolvimento sustentável, através de plataformas logísticas e cadeias de valor industriais integradas.
O acordo, que visa reforçar o papel da ZEE como pólo de atracção de investimentos estruturantes no País, foi assinado com o objectivo de desenvolver clusters industriais – conjuntos de empresas e instituições interligadas que operam numa mesma área geográfica e sector específico – localizadas em Viana e Uala, nas províncias de Luanda e Bengo, respectivamente
Manuel Francisco Pedro, presidente do Conselho de Administração (PCA), e Amorbelo Sitongua, director executivo, assinaram pela ZEE, em representação de Angola, enquanto Amit Agrawal assinou pela Arise Integrated Industrial Platforms, segundo comunicado consultado pelo Jornal de Angola.
O memorando estabelece os termos de cooperação entre as duas entidades para a realização de estudos de viabilidade técnica, económica, ambiental e jurídica. O foco principal será o desenvolvimento de clusters industriais integrados nas reservas industriais da ZEE, localizadas em Viana e Uala, nas províncias de Luanda e Bengo, respectivamente.
Com esta parceria, a ZEE reforça o seu compromisso com a atracção de investimento industrial, promovendo a instalação de empreendimentos que acrescentem valor às cadeias produtivas.
O memorando de entendimento terá validade inicial de 12 meses e pode ser renovado por mútuo acordo. Este compromisso representa um passo estratégico para consolidar a ZEE como um centro industrial de referência na região, aumentando a sua competitividade e capacidade de atracção.