IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola regista aumento de 126,5% no volume de exportação de diamantes lapidados em 2025

Victória Maviluka
23/1/2026
1
2
Foto:
DR

Preço médio registou ligeira queda de 8,6%, influenciada pelo crescimento contínuo da procura por diamantes sintéticos e pelo excesso de oferta de diamantes lapidados de origem natural.

O volume de exportação de diamantes lapidados registou, no ano passado, um crescimento de 126,5%, apesar da queda dos preços da ‘pedra preciosa’ no mercado internacional, anunciou, nesta sexta-feira, 23, a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM).

Entre Janeiro e Dezembro de 2025, segundo um comunicado da SODIAM enviado à redacção da revista E&M, foram exportados 23,3 mil quilates de diamantes lapidados, a um preço médio de 4.705,74 dólares por quilate, correspondentes a 109,7 milhões USD, um crescimento homólogo de 107,0% em termos de valor.

O preço médio registou uma ligeira queda de 8,6%, influenciada pela actual conjuntura do mercado internacional, caracterizada pelo crescimento contínuo da procura por diamantes sintéticos e pelo excesso de oferta de diamantes lapidados de origem natural, destaca o órgão público responsável pela supervisão, compra, venda e exportação de diamantes no País, actuando como canal único de comercialização.

“A indústria de lapidação de diamantes em geral é, por natureza, complexa, não apenas do ponto de vista técnico, uma vez que exige elevados níveis de know-how, precisão e vários anos de perícia técnica, mas também do ponto de vista financeiro e logístico no que respeita à gestão dos diferentes ciclos de processamento de diamantes brutos”, realça a nota.

Os resultados alcançados em 2025, acrescenta o documento, demonstram a resiliência do sector diamantífero angolano e reforçam a importância do investimento na transformação local como estratégia para a criação de valor e sustentabilidade da indústria.