IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Educação, cultura e desporto nas festividades dos 22 anos da Fundação BAI

Andrade Lino
26/11/2025
1
2
Foto:
DR

Entre exibição de curtas-metragens e actuações musicais, as sessões pretendem reforçar a aposta na cultura enquanto ferramenta de transformação.

Nos dias 29 e 30 deste mês, a Fundação BAI estará no Largo do Kinaxixi, em Luanda, a celebrar o seu 22.º aniversário com uma vasta gama de actividades recreativas, inclusivas e que reforçam o seu compromisso para “um futuro mais participativo e sustentável para Angola”.

Sob o lema “22 anos de compromisso com o futuro de Angola”, a agenda do evento carrega os quatro pilares que sustentam a actuação da instituição (Educação, Saúde, Cultura e Desporto) e têm guiado projectos de impacto social em diversas províncias, contribuindo para o desenvolvimento do capital humano no país.

Um dos destaques do encontro é o Festival de Curtas-metragens, que exibirá 23 filmes realizados por jovens cineastas de Luanda, Uíge e Cabinda, resultantes das residências artísticas promovidas pela fundação, no âmbito do projecto Arte nas Comunidades, uma iniciativa que incentiva a formação criativa, a inclusão social e o acesso democrático à cultura.

As sessões serão abertas ao público e realizadas ao ar livre, “reforçando a aposta na Cultura enquanto ferramenta de transformação”. A música estará presente com actuações que levarão ao coração da cidade ritmos envolvendo diferentes gerações, nomeadamente, de Toty Sa’med, Puto Português, Cleiton M, DJ Babalu, Kelson Most Wanted, Mars Luise, Selda e Jovens do Prenda, citados na nota enviada à E&M.

No pilar Educação, a programação reserva actividades didácticas e momentos de partilha para crianças e jovens, preparados num espaço infantil inclusivo e seguro. No âmbito da Saúde e do bem-estar, o evento contará com zonas de apoio e dinamização comunitária, promovendo cuidados básicos, informação útil e actividades que estimulam hábitos saudáveis.

Entretanto, o Desporto estará representado por demonstrações e iniciativas ao ar livre, promovendo a convivência e o movimento num ambiente descontraído, e abrir-se-á um espaço para gastronomia, com várias opções disponíveis para tornar a experiência ‘completa’.

Com 22 anos de actividade, a instituição continua a “promover responsabilidade, solidariedade e desenvolvimento humano em todo o país”, lê-se no comunicado.