IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Fórum Mundial do Turismo: “The day after”

Sebastião Vemba
14/8/2019
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

No artigo da última edição, referente ao mês de Maio, escrevi, neste espaço, sobre o desemprego em Angola e a promessa do Governo de, até 2022, criar meio milhão de empregos.

Os dados usados como base, entretanto, foram actualizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Aquilo que já especialistas previam acabou sendo confirmado pelo INE: cresceu a taxa de desemprego no seio da população activa em Angola, de 20% para 28,8%, de acordo com o Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA), desenvolvido por essa instituição.

Em resposta, o Governo criou o PAPE (Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade) – sobre o qual pode ler mais a partir da página 16 desta edição. Entretanto, em função do insucesso dos seus antecessores, o PAPE está a suscitar várias dúvidas, se não mesmo descrença, de vários círculos da sociedade.

A retorna deste assunto, num artigo sobre o Fórum Mundial de Turismo que Angola acolheu recentemente, é de todo propositado por várias razões, entre elas, e talvez a mais importante, pelo potencial do sector do turismo na criação de emprego, particularmente para a população mais jovem, que é, de resto, a mais afectada pelo desemprego.

Leia mais na edição de Junho de2019

Economia & Mercado – Quem lê, sabe mais!