Cinco meses após encerramento devido às acções emergenciais de contenção e prevenção à cólera, o Mercado da Mabunda, conhecido pela venda de peixe, reabriu nesta terça-feira, 08, numa cerimónia que contou com a presença do governador de Luanda, Luís Nunes.
As autoridades da capital do País aproveitaram o encerramento provisório do também conhecido ‘Mercado do Peixe’ para realizar alguns trabalhos de melhoria, como o sistema de iluminação e o acesso ao recinto comercial, localizado no município da Samba.
Durante o encerramento do mercado no final de Fevereiro, o Governo Provincial de Luanda (GPL) informou, em comunicado, que, após a avaliação das condições higiénicas, sanitárias e ambientais ao estabelecimento comercial, foi constatado que o local apresentava “alto risco” de transmissão da cólera.
O GPL disse, na ocasião, que trabalharia juntamente com a Comissão Nacional de Luta Contra a Cólera e a Associação de Pescas Artesanal Semi-Industrial de Luanda para criar as condições que permitam a segurança sanitária para os pescadores, consumidores, pescados e embarcações.
Como alternativa ao então encerramento temporário do conhecido ‘Mercado do Peixe’, o Governo Provincial de Luanda colocou à disposição locais como o Mercado da Praia do Benfica, Praia do Destaque, Praia do Ramiros, Miradouro da Lua, Barra do Kwanza, Salga e Casa Lisboa (Ilha do Cabo) e Baía Mar.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)








.webp)




.jpg)