IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Subsídios de isolamento: Mais de 5.700 beneficiários indevidos lesaram o Estado em 669,3 milhões Kz

Victória Maviluka
10/12/2025
1
2
Foto:
DR

Inspecção Geral da Administração do Estado remeteu à Procuradoria-Geral da República (PGR) 15 processos para a devida responsabilização criminal.

Um trabalho desenvolvido pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) permitiu apurar, no decurso deste ano, 5.766 casos de pessoas que se beneficiaram indevidamente do subsídio de isolamento, lesando, assim, o Estado angolano em 669,3 milhões de Kwanzas.

A IGAE informa que o trabalho inspectivo sobre a legalidade no pagamento de subsídios a funcionários públicos que labutam em zonas recônditas culminou com a avaliação de 63.092 beneficiários, dos quais 61.141 foram validados e 1.947 afastados.

O órgão encarregue do controlo interno da Administração Pública e responsável por fiscalizar, auditar e supervisionar os serviços do Estado reporta que, ao longo do ano, a sua actividade permitiu a detenção de quatro funcionários públicos; seis activos recuperados, entre os quais uma viatura um imóvel, além de 54.125.000 Kz. 

Face a estes casos, refere a Inspecção Geral da Administração do Estado  citada pela Rádio Nacional de Angola (RNA), foram remetidos ao cuidado da Procuradoria-Geral da República (PGR) um total de 15 processos para a devida responsabilização criminal.

“Devemos construir uma Administração Pública mais eficiente, mais ética e mais preparada para as exigências do século XXI. O problema é que, hoje, se discute muito o mérito, o foco e não se fala da ética”, observou o Inspector Geral da Administração do Estado, João Manuel Francisco